Nos dias 24 e 25 de outubro ocorreu o ll Congresso  Inovare, em Curitiba.  O encontro  que visa buscar o fortalecimento e inovação de serviços e  produtos  do mercado funerário também teve como  foco a inserção ao mercado digital.

Durante os dois dias de eventos  ocorreram  cerca de dez  palestras e cases  com várias abordagens bem como  em fiscalização de planos de assistência funerária e aplicação das penalidades, auditoria contábil, técnicas de atendimento, argumentação e vendas, revisão tarifária para o setor funerário, acolhimento familiar aos enlutados, cremação, cremação pet,  vendas de planos por meio de marketing e telemarketing.

De acordo com o palestrante e profissional de marketing Felipe Gabardo o  congresso é realizado com foco na  inovação. Pois o mercado funerário precisa ser reciclado e ser modernizado cada vez mais para acompanhar as atualizações do mundo dos  negócios. Geralmente os eventos funerários são realizados somente com empresários deste setor, porém, o Congresso Inovare foi criado com uma nova proposta, de agregar outras empresas de outros setores, como empresas de brindes, e outras que trabalhem paralelamente com o segmento. Por exemplo, este ano o evento contou com a presença de  uma  empresa que trouxe uma possibilidade tecnológica chamada Realidade Virtual, que é um recurso via-internet. Esta ação já é uma realidade em algumas empresas espalhadas pelo mundo, onde permite você entrar de forma virtual em vários lugares e locais do mundo.

Gabardo afirma que o marketing ainda é muito importante e hoje a era digital está cada vez mais consistente. Atualmente 95% empresas estão em redes sociais, na internet, as 5% se não de adequarem estarão fora do mercado.

O evento contou também com uma ação  inédita onde recebeu o  I encontro de cerimonialistas do luto do Brasil.   Todos os participantes  tiveram a oportunidade de trocar experiência e conhecimento por meio de uma roda de bate-papo. Para Jonas Zanzini um dos precursores na função de mestre de cerimônias do luto no país, afirma que teve muita  informação importante, por exemplo, o cuidado de como conduzir uma cerimônia, e que certamente será  de grande valia para todos que estavam presentes.

Para Celso Moraes, um dos idealizadores do evento, o encontro atingiu o objetivo, por meio das palestras e cases, os empresários receberam  novas visões de modernização, trocaram experiências, conhecimentos e informações  que  devem ser aplicados no  dia-dia para que haja cada vez mais qualidade, humanização e eficiência nos serviços,

O  encontro contou com mais de 300 participantes vindos de todos os lugares do país, foram eles representantes de produtos e serviços funerários, empresários e fornecedores de veículos adaptados para o serviço funerário, de sistemas de controle e gestão administrativa, de forno crematório, de cursos e treinamentos, entre outros.

 A iniciativa do congresso  é da Associação Paranaense dos Planos Funerários de Assistência Funeral – ASPPAF e organizado pela empresa de Curitiba Laidom Cursos e Treinamentos.

Confira as fotos do evento:

Fotos do 2º Congresso Inovare 2018